Atualmente, um dos serviços com maior crescimento no mercado é o ‘Streaming’, uma plataforma focada em exibições multimidiáticas através da Internet.
Diferente do download, o processo dos streamings não necessita de armazenamento de informações em seu dispositivo, para que ocorra a reprodução da mídia. O streaming funciona por fluxo dos dados, os quais são recebidos e reproduzidos à medida que chega ao usuário de maneira dinâmica.
O processo de streaming se baseia na internet, onde para isso uma boa conexão é imprescindível. A quantidade de banda deve ser suficiente para reproduzir os conteúdos, pois, caso contrário, ocorrerão interrupções na reprodução do arquivo, desta forma, recomenda-se o uso do link dedicado de internet para o uso adequado dessa tecnologia.
Assistir televisão ou ouvir um programa de rádio na internet já são exemplos rotineiros e comuns de “mídia em fluxo”, as plataformas de streaming vêm com um crescimento acelerado, tornando-se grandes concorrentes das mídias tradicionais, exemplos disso, são YouTube, Spotify e Netflix, plataformas de grande popularidade.
Tanto voltadas ao entretenimento quanto à veículos para mídias corporativas (sejam elas comerciais ou não), a tecnologia de conexão da internet, via fibra e/ou via rádio frequência, possibilitam novos ofícios, considerando a acessibilidade, mobilidade e abrangência de conteúdo desse novo mercado. Hoje a tecnologia permite que pessoas do mundo todo se conectem 24 horas por dia, 7 vezes por semana e acessem uma gama muito abrangente de conteúdos, dos mais diferentes segmentos (exemplo disso foi a #Tweetups, ação do Twitter com a Sherad Studios), além da liberdade e flexibilidade, principal fator de aderência e popularidade desses novos recursos.
Além das conexões já comentadas, essa tecnologia está diretamente integrada à computação em nuvem (cloud computing), já que os dados de mídias transmitidos para o usuário ficam armazenados em servidores de alta qualidade, permitindo a transmissão de dados da melhor qualidade mesmo em locais muito distantes, como no caso da Future FC MMA e sua inovação no segmento esportivo.
Há várias tecnologias de streaming concorrentes surgindo, essa competitividade faz com que o mercado se expanda cada vez mais, hoje em dia os meios audiovisuais já dominam a internet e a tendência é que eles sejam cada vez mais valorizados no cenário digital, principalmente no ramo empresarial. Desta forma, verifique sua conexão e os demais recursos e se arrisque nesse novo mercado, para não ficar pra trás nesse processo (inevitável) evolutivo.