Sempre falamos sobre o papel que a internet desempenha na rotina das empresas. Atualmente é impossível imaginar que um negócio “vá para frente” sem estar conectado, já que agora, tudo é feito online e até a comunicação foi facilitada por meio das plataformas digitais. Isso significa que as pequenas atividades corporativas deixaram de ser feitas de forma mecânica e migraram para o ambiente digital, o que desenvolveu a urgência por uma conexão segura e de qualidade.
Mas para garantir que os processos comuns no cotidiano de milhares de empresas aconteçam, é preciso entender que nem todos os tipos de internet são adequados para o ambiente corporativo. Pensando nisso, o Link Dedicado se destaca por sua atuação inovadora no mercado.
Além da simetria de dados, velocidade e exclusividade de consumo que o Link Dedicado oferece, ele também pode ser adquirido de maneiras diferentes, via fibra ou rádio. No entanto, um estudo de viabilidade é feito para descobrir qual das duas opões será mais assertiva a necessidade de cada instituição.
Vale ressaltar que esse estudo é feito com base em fatores como a localização, a quantidade de computadores conectados no escritório e a velocidade de Mbps, por exemplo. Dito isso, acompanhe as diferenças entre a fibra e o rádio.
A fibra óptica é um filamento composto por feixes de vidro ou plástico. Essa tecnologia permite que os dados sejam transformados em sinais de luz, para que possam ser transmitidos de forma rápida e sem interferências. Suas principais vantagens são: facilidade na instalação, maior economia, maior potência de sinal e transmissão segura.
O sinal da internet via rádio é transmitido por meio de torres que são conhecidas como pops. Essas torres geralmente ficam em regiões altas e precisam do apoio de antenas que são colocadas no local onde a conexão deve chegar. As principais características dessa tecnologia são: maior cobertura, não necessita cabeamento e exige pouca manutenção.
Já a redundância oferece mais de uma opção para que internet chegue até o cliente. Isso significa que é possível adquirir o link via fibra e rádio, por exemplo. E mesmo que deles pare de funcionar, a conexão continuará estável por meio do outro.
Se interessou por esse serviço? Conheça todas as possibilidades e solicite um orçamento!