O avanço da pandemia modificou a maneira como vivemos em sociedade. Para preservar a saúde de todos e evitar a disseminação do coronavírus, as pessoas foram obrigadas a se adaptar ao distanciamento social. As empresas tiveram que se adequar ao trabalho remoto e os eventos também precisaram ser modificados.
Sabemos que as pessoas são essenciais para que os shows, palestras, apresentações e lançamentos aconteçam. Nesses casos, quanto mais gente melhor; e imaginar produzir eventos sem que ninguém pudesse prestigiar pessoalmente, gerou muitas dúvidas, inseguranças e foi um grande desafio para os organizadores.
Para as empresas especializadas em produzir eventos sociais e corporativos, a pandemia acelerou a transformação digital, já que as plataformas de transmissão online, se tornaram a única saída para evitar que muitos negócios fechassem as portas.
De acordo com uma pesquisa do Sebrae divulgada pela Folha de São Paulo, empresas do setor de eventos tiveram cerca de 12 contratos cancelados no período da quarentena. Foram ouvidos mais ou menos, 2.702 empresários do ramo e 62,9% deles relataram que o faturamento caiu entre 76 a 100% em relação ao ano de 2019.
Também segundo a Folha, anualmente são gastos 17 bilhões de reais com eventos sociais e 230 bilhões com corporativos, valores provenientes apenas de micro e pequenas empresas.
No entanto, se engana quem pensa que fazer um evento online é fácil. É necessário muito estudo, criatividade e domínio das redes sociais. Para cada tipo de acontecimento, existe a plataforma que mais se adequa a necessidade e o planejamento estratégico precisa ser desenvolvido da melhor maneira possível.
A tendência para o futuro são os eventos híbridos, uma mistura de off-line com online. E para as empresas que tiveram a experiência com as lives e transmissões ao vivo no atual cenário, esse novo modelo será um diferencial muito atrativo, principalmente para os clientes que são antenados com os avanços tecnológicos.
Fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. Continue acompanhando nossas notícias!