Antes de sequer imaginarmos a possibilidade de uma pandemia surgir, já era muito comum as pessoas se sentirem estressadas e preocupadas. Com o decreto do isolamento social, essa situação se agravou ainda mais. E para aqueles que já sofriam com problemas como a depressão e a ansiedade, a adaptação foi mais complicada.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pela Veja, 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental. O Brasil também possui o maior índice de pessoas com ansiedade, são 9,3% da população.
Por motivos de segurança foi necessário deixar de frequentar lugares com grande circulação de pessoas e até a forma de trabalhar precisou ser modificada. Após o início da quarentena, as empresas adotaram o trabalho remoto como uma forma de evitar que os funcionários ficassem expostos ao coronavírus.
No entanto, além de ser uma alternativa eficaz de segurança, o home office também pode ter evidenciado alguns problemas de saúde mental. Isso aconteceu porque as pessoas já estavam preocupadas com as consequências que a pandemia traria para suas vidas, sejam elas financeiras ou até mesmo o receio de que algum familiar contraísse o vírus.
Levando em consideração esses receios pré-existentes, a modificação repentina na rotina gerou ainda mais desconforto. Uma das explicações para isso acontecer, está relacionada a falta de costume com trabalho remoto, visto que no escritório a estrutura e o tempo de resposta para resolver tarefas é muito melhor.
Em decorrência disso, o medo de não ser produtivo ou de parecer não estar conseguindo dar conta das atividades e consequentemente perder o emprego, começou a gerar mais receio. E o fato de que o ambiente de trabalho começou a se misturar com o de descanso e lazer, fez com que os colaboradores se sentissem ainda mais reclusos, solitários e cansados fisicamente e mentalmente.
Outro motivo que pode ter piorado a experiência de home office para algumas pessoas, foi a falta de estrutura para exercer as funções. Seja problemas com a internet ou não ter um ambiente confortável para trabalhar e até mesmo a falta de suporte por parte das empresas, pode ter contribuído com o desgaste.
Mesmo que as coisas estejam se normalizando, algumas empresas decidiram manter o trabalho remoto. Por esse motivo, algumas medidas são muito importantes para evitar o esgotamento psicológico.
Estipular as prioridades do dia ajuda evitar o exagero de trabalho e manter o contato com os colegas mantem a rotina parecida com o escritório, sem contar que torna a rotina mais eficiente.
Dedicar um tempo para a família e amigos também é importante para manter uma vida saudável. Vale ressaltar que uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e ter boa noite de sono também são essenciais para evitar o estresse do dia a dia.
Fique por dentro dos assuntos mais relevantes. Continue acompanhando as nossas noticiais!