A quarta revolução industrial ou Industria 4.0, está relacionada as inovações e desenvolvimentos tecnológicos no âmbito da automação.  Esse conceito surgiu com o intuito de aprimorar e combinar, as máquinas e os processos digitais, dentro das indústrias. O objetivo é criar um ambiente totalmente conectado por meio de sistemas que trocam informações e dados em tempo real, é a união do manual com o digital. 

Quando falamos da conexão entre muitos dispositivos, ideologia em que a quarta revolução se baseia, é impossível não citar Internet das Coisas ou Internet Of Things (IoT). Diferente do que se imagina, a IoT não é apenas uma internet convencional, como a utilizada normalmente. Seu conceito é voltado para a ideia de muitos equipamentos interligados em uma grande rede. 

Para a Indústria 4.0, incorporar tecnologias significa otimizar processos afim de criar uma cadeia de produção inovadora, que facilite os métodos operacionais dentro das indústrias. Os seus principais aspectos envolvem as ações em real time, serviços em cloud, a arquitetura orientada de dados, descentralização de operações e a flexibilidade de gestão. 

O aumento de produtividade, gerado pela agilidade e desenvolvimento do digital, é o principal resultado da inserção tecnológica nesse setor. Mas além da eficiência, não se pode negar que a redução de custos na Industria 4.0 é um fator muito importante para sua implementação, pois com os procedimentos interligados é possível obter melhor aproveitamento operacional. Isso acontece sem que o produto seja desvalorizado, muito pelo contrário, a qualidade é elevada e pode chegar ao cliente final com um melhor custo benefício.

Por estar relacionada a inovação, para implantar a Indústria 4.0 é necessário o conhecimento prévio do cenário corporativo, o setor de atuação, rotina dos colaboradores, parceiros e clientes.  No entanto, o eixo principal para tornar uma empresa inteligente, é a internet. 

Como abordamos anteriormente, conexão é imprescindível nessa revolução e precisa ser escolhida com total atenção. Pensando nisso, o Link dedicado pode ser uma opção inteligente para quem quer a evolução dos processos industriais. Esse serviço nada mais é do que um tipo de banda de internet, desenvolvida para atender empresas de forma exclusiva, segura, flexível e pratica, além de garantir a velocidade na troca de informações, característica muito importante na rotina de uma Indústria 4.0.

Buscando a evolução da sua empresa? Com o Link dedicado NETSUN é possível!