Fibra óptica: alta capacidade sem interferência

Fibra óptica: alta capacidade sem interferência

Banda larga é tudo igual, certo? Na verdade, não. Alguns serviços mais modernos dispõem de uma tecnologia diferente – a fibra óptica. Mas afinal de contas, que diferença isso faz para você?

As fibras ópticas são filamentos bastante finos, produzidos em variedades muito puras de vidro, em polímeros ou outros materiais isolantes e resistentes ao fluxo de grandes correntes elétricas. O funcionamento da fibra óptica é bastante peculiar e nos faz lembrar das aulas de física no ensino médio.

Por dentro desse condutor, em vez de impulsos elétricos são transmitidos sinais luminosos, os quais não conseguem “escapar” de dentro dos filamentos, sendo diversas vezes refletidos nas paredes internas do condutor transparente, até chegar a seu destino.

Pode parecer um pouco complicado, mas o funcionamento é bastante simples. Além de permitir a transmissão de dados em maior velocidade e com maior fluidez e volume, as fibras ópticas vêm substituindo outros padrões de cabeamento e transmissores de dados com espantosa velocidade, o que traz muitas vantagens para você usuário, como veremos a seguir.

Sem interferência

A primeira grande vantagem da fibra em relação a outras tecnologias de conexão e transmissão de dados via internet é o fato desse tipo de tecnologia não ser suscetível a interferências eletromagnéticas. Como o material é um isolante, não há distorções no sinal, o que é causado comumente quando recorremos a tecnologias que utilizam o cobre e outros metais.

Essa característica torna também o material muito mais seguro, criando dificuldades para o desvio de dados e sendo mais adequadas a redes e sistemas que transmitem dados e informações de alto nível de privacidade.

Com tudo isso, provavelmente você dirá: “mas e o preço”? Na verdade, por ser produzida a partir do vidro, seu custo é relativamente baixo, além de utilizar minerais como a sílica, consideravelmente mais abundantes na natureza do que qualquer metal condutor.

Mais vantagens

Com cabos de custo competitivo e mais segurança e confiabilidade, você ainda pode dizer que os benefícios da fibra óptica, em sua maioria, são usufruídos pelos provedores e não pelos usuários.

• Maior velocidade de transmissão de dados

• Maior largura de banda, ou seja, a capacidade que você de fato utiliza dentro de seu serviço de conexão

• Sem interferências e quedas causadas por oscilações de tensão e campos eletromagnéticos na rede

• Conexão instantânea

• Rapidez e facilidade de instalação

• Maior segurança e privacidade no fluxo de dados de sua empresa

• Tecnologia em linha com padrões mundiais de qualidade e com chance remota de obsolescência.

Entendeu sobre o funcionamento das conexões via fibra? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, escreva para a Netsun ou consulte nosso atendente pelo chat online.

2017-05-28T17:36:28+00:00