O coronavírus obrigou muitas empresas a mudar a rotina de trabalho. Para proteger os colaboradores, clientes e todas as pessoas que podem ser afetadas pelo COVID-19, as corporações adotaram o home office como uma estratégia para manter o atendimento e a prestação de serviços, mesmo que de forma remota. 

No entanto, é preciso seguir algumas recomendações para que o trabalho em casa tenha a mesma qualidade daquele feito no escritório. Por isso, separamos algumas dicas de como manter o trabalho produtivo em home office. 

Facilite a navegação dos usuários

É importante encontrar e implantar sistemas que auxiliem os usuários no momento de conexão e configuração de serviços importantes como correios, serviços internos e SalesForce. Essa medida é necessária, já que não é possível contatar diretamente o departamento de TI e todas as ações ficam por conta do próprio usuário.

Verifique a proteção dos sistemas e dispositivos 

Para se adequar a rotina de trabalho remoto, verifique se todos os dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos de software estão atualizados. Com muita frequência, o malware viola as defesas de uma organização por meio de um dispositivo não protegido e não autorizado. 

Crie uma conexão segura 

O uso de uma rede virtual privada (VPN) garante que todos os dados transferidos entre o usuário doméstico e a rede do escritório sejam criptografados e protegidos em trânsito.  Além disso, facilita o trabalho dos funcionários.

Proteja seus e-mails e estabeleça práticas saudáveis.  

O trabalho em casa gera um grande fluxo de e-mails, isso acontece porque os colaboradores não poderão resolver os processos pessoalmente. Por esse motivo, é importante garantir a segurança das informações trocadas, para evitar que criminosos virtuais tenham acesso e utilizem informações pessoais, dados e senhas. Atualizar a proteção para e-mail é essencial nessas circunstâncias.

Mantenha a criptografia sempre ativa

Para impedir que informações importantes caiam em mãos erradas é essencial ativar a criptografia dos dispositivos utilizados como ferramentas de trabalho. 

Ative a filtragem da Wed 

Utilizar os filtros nos dispositivos, garante uma navegação mais segura e protege os usuários de sites mal-intencionados. 

Habilite o uso de armazenamento em nuvem 

O armazenamento em nuvem permite que as pessoas acessem informações e dados mesmo trabalhando remotamente. 

Gerencie o uso de armazenamento removível 

Trabalhar em casa pode aumentar a chance de pessoas conectarem dispositivos não seguros ao computador do trabalho – copiar dados de um dispositivo USB ou carregar outro dispositivo. Considerando que 14% das ameaças cibernéticas ocorrem via USB / dispositivos externos, é uma boa ideia habilitar o controle do dispositivo na proteção do Endpoint para gerenciar esse risco. 

Verifique se os usuários possuem uma maneira fácil de relatar problemas 

Como citamos lá no primeiro tópico, quando trabalhamos em casa é mais difícil contactar departamento de TI. Por esse motivo, é muito importante possuir um canal fácil e rápido para relatar e solucionar problemas.

Essas medidas, além de tornar a experiência de trabalhar em home office mais produtiva e prazerosa, garantem a proteção dos seus dispositivos, sistemas e informações.