Wi-fi Corporativo – saiba como usar

Wi-fi Corporativo – saiba como usar

De um modo geral, existem três maneiras para implantação de uma rede Wi-fi numa empresa: a improvisada, a planejada e a corporativa. Como tudo na vida, cada uma delas tem seu lado positivo e negativo.

Diversas empresas estão utilizando o serviço de Wi-fi Corporativo, mas poucas delas sabem como cuidar bem da rede para evitar problemas com invasores e vazamentos de informações confidenciais.

Os cuidados com o Wi-fi Corporativo são essenciais, tanto  na rede interna quanto na externa. Mas, antes de fazer qualquer mudança, é preciso entender claramente as implicações de cada ajuste para não gerar problemas que poderão afetar as atividades da empresa.

O Wi-fi Corporativo é reconhecido por apresentar recursos mais robustos do que os demais e possuir algumas características próprias, vantagens que normalmente ajudam na tomada de decisão quando uma empresa tem que optar por uma modalidade de rede sem fio mais eficiente.

A solução Wi-fi Corporativo, por meio do Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM – Radio Resource Management), é capaz de fazer uma análise de todo o ambiente de radiofrequência e, com isso, realizar uma autoconfiguração.

Por ser compatível com todos os protocolos de segurança possíveis, como WEP (Privacidade Equivalente a das Redes com Fios), WPA/WPA2 (Acesso Sem Fio Protegido) e 802.1X, e pelo EAP (Protocolo Extensivo de Autenticação) se torna possível integrar o acesso da rede sem fio a servidores AD (Diretórios Ativos) e LDAP (Protocolo de Acesso a Diretórios Leves).

É possível configurar e implementar as plataformas com um mínimo de 50 pontos de acesso (os chamados Access Points), e ampliar esse número em até 3 mil, com modelos de controladoras capazes de atender às necessidades de conectividade de cada cliente.

Vale lembrar que o foco do Wi-fi Corporativo está na funcionalidade do negócio, e não nos protocolos de rede. Nesse caso, todos os pontos de acesso são integrados à controladora, por meio da arquitetura Split-MAC, gerando a distribuição das funcionalidades dessa modalidade de rede sem fio.

As aplicações e os protocolos usados pelos usuários são detectados de forma automática e transparente, por meio de recursos como NBAR (Reconhecimento de Aplicativo Baseado em Rede) e NetFlow.

Agora que você sabe um pouco mais dos benefícios do Wi-fi Corporativo, tenha em mente que, para implementá-lo em uma empresa, é necessário ter em mãos os recursos certos e adequados.

Dessa forma, a organização tem a garantia das oportunidades que uma rede sem fio corporativa pode proporcionar em termos de governança, visibilidade, segurança e fácil adoção.

A Netsun possui o melhor serviço de Wi-fi Corporativo com velocidades e preços de acordo com as necessidades dos clientes. Solicite orçamento, escreva para a Netsun ou consulte nosso atendente pelo chat online.

 

2018-02-12T11:16:35+00:00