O ambiente de trabalho vem se modificado quase que diariamente. Antigamente as atividades eram realizadas de maneira muito mecânica, a utilização de papel era exorbitante e o tempo gasto com os pequenos acontecimentos do dia, atrapalhavam a produtividade dos funcionários, elevando o índice de falhas. Com a chegada da internet e a inserção da tecnologia no mercado, ficou claro que as empresas não conseguiriam sobreviver sem apostar em inovações que ajudassem o negócio a acompanhar a nova era digital.

E quando falamos da tecnologia como fonte de crescimento é importante mencionar que hoje existem diversos tipos de ferramentas disponíveis. Algumas delas já fazem parte da rotina das corporações, outras estão começando a ser inseridas, mas já são consideradas tendências fortes para os próximos anos. Aqui nesse texto vamos abordar 5 delas, continue acompanhando.

Cloud Computing

A computação em nuvem (em inglês Cloud Computing) se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e já é amplamente utilizada pelas empresas. Essa tecnologia oferece praticidade aos usuários, permitindo que as atividades sejam realizadas de forma integrada e otimizada.

As nuvens funcionam em qualquer sistema operacional e permitem o acesso de dispositivos de qualquer lugar do mundo, basta ter conexão com a internet.  Com isso, as grandes demandas e até os pequenos detalhes, são facilmente administrados, armazenados e compartilhados entre as pessoas responsáveis.

Inteligência Artificial (AI)

É uma área da Ciência da Computação que consiste em atribuir a inteligência e habilidades humanas as máquinas e outros sistemas operacionais. Obviamente não é algo tão simples de entender e devemos ter em mente que existem incontáveis exemplos de sua implantação no mercado, em diferentes níveis de atuação. Essa tecnologia surgiu para oferecer mais eficiência, já que com o aumento crescente de exigências, é quase impossível que os funcionários consigam encontrar tempo para cuidar com atenção de tudo o que acontece ao seu redor.

De modo geral, a Inteligência Artificial é capaz de melhorar as situações, problemas e até pensar em respostas para todos os tipos de necessidades. Isso possibilita que os índices de falhas sejam mínimos ou quase inexistentes e pode fazer com que as empresas consigam ficar à frente da concorrência.

Machine Learning

Machine Learning é um campo da Inteligência Artificial (IA) que configura o aprendizado das máquinas por meio de um grande fluxo de dados ou big data. Isso significa que esses computadores desenvolvem e aperfeiçoam tarefas de acordo com algoritmos que os ajudam a fazer análises precisas, sem ajuda de mãos humanas.

Ao fazer pesquisas na internet você está mostrando ao computador o que te agrada.  Empresas de busca como o Google, por exemplo, utilizam o Machine Learning e cada vez que você abre uma página e permanece um tempo nela, informações são registradas, afim de tornar suas próximas pesquisas ainda mais completas.

Big data

Os dados estão presentes em praticamente todos os processos empresariais e para lidar com eles, é necessário fazer uma administração correta. É nesse ponto que o Big Data se encaixa, pois é uma tecnologia capaz de fazer análises de um grande volume de dados, com o foco em resultados assertivos.

Esse conceito impacta diretamente a definição das estratégias de marketing de um negócio. Ajuda na fidelização de clientes, nas mudanças econômicas, ações internas e externas.

Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas (IoT) é relativamente novo e ainda não se popularizou totalmente, mas não podemos negar que está se tornando muito comum na rotina das corporações. Essa tecnologia possibilita a integração de aparelhos eletrônicos, máquinas, sistemas de software e qualquer outro tipo de “coisa” (como o nome já sugere), que tenha acesso à internet.

Fique por dentro do que acontece no mundo da tecnologia. Continue acompanhando nossas notícias!