Possuímos a capacidade de reconhecer um rosto só de olhar rapidamente para ele. Essa habilidade foi a base para criar o que, com o avanço tecnológico, conhecemos como reconhecimento facial. Mas será que você realmente sabe como essa tecnologia funciona e como ela pode ser utilizada? Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber.

O reconhecimento facial é uma técnica de biometria baseada na tecnologia artificial, utilizada para identificar rostos, com base numa imagem prévia. É como se o sistema tirasse as medidas e calculasse a distância entre os olhos, nariz e sobrancelhas, além de capturar cicatrizes e o formato do rosto. Essas informações são transformadas em algoritmos e armazenadas, como se fosse um tipo de registro. A partir daí, o software é capaz de distinguir uma pessoa entre milhares.

Os smartphones fizeram com que boa parte das pessoas tivessem um contato mais próximo com essa tecnologia. Isso porque os aparelhos começaram a utiliza-la como ferramenta de segurança, assim em alguns deles, só é possível desbloquear e ter acessos aos aplicativos com a biometria facial.

Vale ressaltar que o reconhecimento facial não é a mesma coisa que detecção facial, que como o nome já sugere, pode diferenciar um rosto entre outros elementos, mas que não consegue identificar um usuário especificamente.

Esse sistema vai muito além da proteção para celulares. Ele pode ser inserido nas empresas, como forma de controlar a entrada e a circulação de funcionários em áreas restritas, por exemplo. Também pode funcionar como ponto eletrônico e como ferramenta para evitar fraudes, graças as imagens cadastradas no banco de dados de empresas e bancos.

De acordo com a Mobile Time o avanço da tecnologia de reconhecimento facial já está mostrando resultados em alguns estados do Brasil. No Rio de Janeiro, no período de teste, as câmeras de reconhecimento facial, foram capazes de identificar cerca de 63 pessoas, que estavam sendo procuradas por delitos e até por crimes como homicídio. Em março deste ano, três suspeitos de assaltos em Salvador também foram presos, graças ao sistema da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Apesar dos benefícios que a implantação de um sistema como esse oferece, ainda é necessário que muitas melhorias sejam feitas. Os dispositivos precisam ser aperfeiçoados, para que tenham o mínimo de erros possível, um grande desafio, se levarmos em consideração a diversidade étnica que existe no Brasil e a dificuldade na identificação de pessoas com a pele mais escura. No entanto não existe dúvida de que essa tecnologia pode revolucionar a forma como lidamos com alguns processos empresariais e de segurança.

Continue acompanhando nossas notícias sobre os assuntos mais relevantes do mundo da tecnologia!