Machine Learning é um campo da Inteligência Artificial (IA) que configura o aprendizado das máquinas por meio de um grande fluxo de dados ou big data. Isso significa que esses computadores desenvolvem e aperfeiçoam tarefas de acordo com algoritmos que os ajudam a fazer análises precisas, sem ajuda de mãos humanas.

Mesmo que tenha relação com a IA, o conceito de Machine Learning não é a mesma coisa, algo que as pessoas costumam confundir. A Inteligência Artificial é uma área complexa da Ciência da Computação e basicamente consiste no fato das máquinas imitarem o comportamento humano de muitas formas e para diversas finalidades.

Esclarecendo isso, você já deve ter se deparado com exemplos de Machine Learning sem se dar conta.  Alguns desempenham um papel muito importante em nossa rotina.

Ao fazer pesquisas na internet você está mostrando ao computador o que te agrada.  Empresas de busca como o Google, por exemplo, utilizam o Machine Learning e cada vez que você abre uma página e permanece um tempo nela, informações são registradas, afim de tornar suas próximas pesquisas ainda mais assertivas e completas.

A mesma coisa se aplica as compras online. Toda vez que você escolhe um produto em um site, os algoritmos entendem sua preferência e começam a sugerir itens parecidos e que você talvez tenha interesse.

Existem alguns métodos de aprendizagem do Machine Learning, cada um deles com suas características especificas. De acordo com a Rock Content, no aprendizado supervisionado os algoritmos estabelecidos são usados para chegar nos dados e resultados mais prováveis.

Na aprendizagem não supervisionada, os algoritmos devem descobrir o melhor caminho a seguir, já que esse modelo é utilizado para dados que ainda não foram registrados. Há também a aprendizagem semi supervisionada, que possui semelhanças com a supervisionada, mas que utiliza dados rotulados e não marcados.

E por fim temos o aprendizado de reforço, onde o algoritmo aprende por meio de erros. Esse tipo é muito utilizado em jogos e possui três componentes, o agente, o meio ambiente e as ações.

É importante ressaltar que a constante evolução da tecnologia impacta diretamente o desenvolvimento da Inteligência Artificial e de todas as suas vertentes. Isso significa que com o passar do tempo, observaremos o aprendizado de máquina sendo aplicado em processos cada vez mais complexos e inovadores.

Fique por dentro do que acontece no mundo da tecnologia. Continue acompanhando nossas notícias!