Máquinas, softwares e programas capazes de realizar tarefas como os humanos, parecem algo distante da realidade de pessoas que não estão inseridas no universo tecnológico. Mas isso já vem sendo abordado nas telas há algumas décadas. Você sabia que já tinha visto coisas relacionadas à Inteligência Artificial (IA) antes mesmo de entender do que se tratava? Muitas pessoas tiveram o primeiro contato com a IA nos cinemas, por meio de filmes com essa temática.

Pensando nisso, vamos listar cinco obras que tem a Inteligência Artificial como foco ou como plano de fundo da história principal.  Esses títulos são aclamados pelos fãs e se você ainda não viu algum deles, agora é o momento de mudar isso.

A.I. – Inteligência Artificial (2001)

É um filme dirigido pelo cineasta Steven Spielberg. A trama se passa no futuro e aborda a relação entre os robôs e os seres humanos. Tudo gira em torno da família Swinton e de seu filho adotado, o garotinho David.

David é um robô muito amado pela mãe adotiva, mas que enfrenta dificuldades no relacionamento com o irmão humano. O filme mostra de forma muito interessante o universo da IA e foi indicado ao Oscar de melhor efeitos especiais e melhor trilha sonora.

 O Exterminador do Futuro (1984)

Quem nunca assistiu Exterminador do Futuro pelo menos já ouviu falar. O longa estrelado por Arnold Schwarzenegger se tornou um marco do cinema e consagrou o ator em Hollywood.

O filme conta a história de uma guerra entre humanos e máquinas, e tem como foco a trajetória do humanoide interpretado por Schwarzenegger. Sua missão é voltar ao passado para matar a mãe da criança que no futuro seria o líder da resistência humana. Depois do sucesso do primeiro, o Exterminador se tornou uma série com mais cinco filmes.

Eu, robô (2004)

É um filme baseado no livro de mesmo nome do escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov. Aqui a história se passa em 2035 e gira em torno das leis da robótica criadas pelo próprio autor.

Quando o Dr. Alfred Lanning é encontrado morto, o detetive Del Spooner, interpretado por Will Smith é chamado para investigar as circunstâncias da morte que até então era considerada suicídio. Com o passar do tempo, o detetive começa a desconfiar que seu amigo tenha sido assassinado por um robô.

Her (2013)

Não aprofunda muito a Inteligência Artificial em si, mas é o que mais se aproxima da nossa realidade. O longa conta a vida de Theodore Twombly, um homem solitário, vivido por Joaquin Phoenix (Coringa). Na trama ele desenvolve um relacionamento íntimo com sua assistente virtual (Scarlett Johansson) e acaba se apaixonando por ela.

Ex- Machina (2015)

Esse é o filme mais recente da nossa lista. Ele levanta questões éticas, afetivas e sexuais, de maneira muito intrigante e que geram a reflexão dos telespectadores.

No filme, Caleb é um programador da empresa de busca Bluebook e acaba sendo convidado para visitar a casa do CEO da empresa. Com o decorrer da obra, vemos que o chefe do rapaz está trabalhando em um projeto avançado de IA e a partir disso, acompanhamos o desenrolar do relacionamento dos dois com a robô Ava, interpretada pela atriz Alicia Vikander.

Pronto, agora você já pode preparar a pipoca e fazer uma maratona com todos esses filmes sensacionais.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as nossas notícias!