Você já deve ter ouvido falar em Inteligência Artificial, certo? Mas você sabia que essa tecnologia pode ser aplicada ao marketing de consumo? Se sua resposta foi não, vamos te explicar como é possível e apresentar uma das grandes tendências da atualidade, os assistentes virtuais ou avatares de marca.

Antes de qualquer coisa, é importante relembrar o que é Inteligência Artificial. Basicamente, essa tecnologia consiste em atribuir a inteligência humana as máquinas, ferramentas e outros sistemas de computador. Obviamente não é algo tão simples de entender, desenvolver e devemos ter em mente que atualmente existem incontáveis exemplos de sua implementação no mercado, em diferentes níveis e áreas.

Pensando nisso, algumas empresas estão utilizando essa tecnologia como uma maneira de se aproximar e criar um vínculo ainda mais forte com o seu público.  Os assistentes virtuais surgiram como uma estratégia de marketing e se tornaram a personificação da marca. Isso também tem relação com a persona e o público-alvo, já que esse avatar geralmente vai representar as pessoas que a empresa deseja alcançar.

Um dos exemplos de maior sucesso no Brasil é a vendedora virtual da Magazine Luiza. A Lu foi criada em 2003, com o objetivo de ajudar os consumidores a conhecer os produtos da loja. Com o passar dos anos a robô foi ganhando cada vez mais espaço e destaque.

Seu canal do Youtube acumula mais de 2 milhões de seguidores e lá ela fala sobre produtos e até sobre coisas comuns na rotina de qualquer pessoa. Em um dos últimos vídeos, por exemplo, ela explica como edita suas fotos no aplicativo chamado PICSART. Mas você deve estar se perguntando, por que isso é relevante?

Com o passar dos anos, o relacionamento entre marca e consumidor mudou bastante. Isso aconteceu devido ao avanço da tecnologia, que influenciou diretamente a maneira como as pessoas se comportam e se comunicam.

As mudanças sociais e o posicionamento das empresas em relação a representatividade e ao que acontece no mundo também influenciaram essa relação. E quando temos um avatar de marca como a Lu, que não só age e fala como uma pessoa, mas que também manifesta suas opiniões, problemas e alegrias, as pessoas sentem que são compreendidas pela marca, que conquista cada vez mais credibilidade no mercado.

A Natura é outra empresa que decidiu criar uma personagem que não só representasse seus valores, mas que fosse “gente como a gente”. A Nat é uma assistente virtual que auxilia os consumidores no momento de compra, ajudando-os com as dúvidas que podem surgir.

Ela é uma mulher negra, com características consideradas normais, que expõe seu dia a dia no Twitter e que incentiva outras mulheres, que são o maior público da Natura, a confiarem em si mesmas.

Nesses dois casos vemos como a Inteligência Artificial foi utilizada como uma forma de fidelizar clientes e gerar engajamento. No entanto, a Lu e a Nat também criaram um laço de proximidade, amizade e representatividade muito importantes nos dias atuais.

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