Durante a pandemia o número de ataques cibernéticos aumentou consideravelmente e um dos golpes mais utilizados nesses últimos messes foi o Ransomware. Segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas desenvolvido pela SonicWall, o Brasil está entre os países mais atingidos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.

O levantamento ainda mostra que só no primeiro semestre de 2021; o país foi alvo de cerca de 9 milhões de tentativas de ataque. Levando esses dados em consideração, como as empresas podem deixar de ser alvos fáceis para os cibercriminosos? A resposta para essa pergunta está no comportamento e nas boas práticas voltadas a segurança da informação que a própria instituição desenvolve em seu ambiente digital.

Observando os recentes casos é possível saber o que mudar e as melhorias que devem ser feitas para que o negócio fique totalmente fora do alcance de pessoas má intencionadas. Mas sabemos que a adaptação as novas tecnologias nem sempre é rápida, além de exigir capacitação e gerar custos para a empresa.

Mas se você é um gestor que deseja começar a ser mais consciente quanto a proteção, algumas dicas podem ser o ponto de partida para a construção de estratégias futuras. Separamos 5 passos essenciais para começar a melhorar a proteção de dados empresarial, continue lendo para saber mais.

Manter os softwares sempre atualizados

Parece algo normal de se fazer, mas pode ser facilmente esquecido quando se trata de pouca estrutura de TI. A evolução da tecnologia, infelizmente possibilita que novas ameaças apareçam a todo momento e fazer as atualizações periodicamente, minimiza de maneira significativa os riscos de ataques cibernéticos.

Utilizar redes seguras

Essa dica é importante principalmente para os usuários que estão em trabalho remoto. É comum nos sentirmos seguros para navegar na internet quando estamos no ambiente corporativo, mas agora que muitas empresas optaram pelo home office e que muitas pessoas também possuem a flexibilidade de trabalhar de qualquer ambiente, a atenção precisa ser redobrada.

As redes Wi-fi públicas são uteis em caso de necessidade, mas podem esconder malwares variados. Por isso, recomenda-se a utilização de uma rede privada para a realização das atividades corporativas.

Fazer backups dados periodicamente

O backup é uma ferreamente essencial na atualidade e agora existem diversos tipos disponíveis no mercado. Saber que mesmo se algo acontecer, os dados importantes podem serão recuperados é um grande alivio para quem trabalha com processos que precisam passar por outras pessoas e setores diferentes.

Atenção ao comportamento online

É comum que os hackers se aproveitem da ingenuidade para aplicar seus golpes. Mas quando o usuário é um profissional, ele precisa ter em mente dos perigos que não só ele está correndo, mas também a instituição de modo geral. Atenção ao conteúdo que está sendo acessado, a verificação da veracidade de páginas, links, e-mails suspeitos e outros, faz toda a diferença.

Nem sempre a corporação conta com uma solução de proteção capaz de barrar alguns tipos de vírus e malwares. Quando o funcionário não é cuidadoso, brechas para Phishing e o próprio Ransomware são abertas.

Solução de segurança robusta

Ter uma solução contra ameaças cibernéticas garante ainda mais tranquilidade no cotidiano e independente do tamanho da companhia e das boas práticas, falhas humanas podem acontecer o tempo todo.

Como falamos anteriormente, as ameaças mudam constantemente e os serviços de proteção precisam acompanhar as exigências. O Protection Pack Netsun é um Next Generation Firewall que atua com recursos em camadas para qualquer ambiente digital. Possui recursos contra Ransomware e também um Endpoint desenvolvido especialmente para o trabalho remoto.

Se interessou por esse serviço? Conheça todas as possibilidades e solicite um orçamento!